ENTRE...

!NÃO ME ENTREGO SEM LUTAR.. TENHO AINDA CORAÇÃO, NÃO APRENDI A ME RENDER... Q CAIA O INIMIGO ENTÃO!
SENTE, LEIA, ESCREVA, COMPARTILHE E FIKE A LA VONTÊ... SEJA BEM VINDO(A) E VOLTE SEMPRE...!!!

Frase:

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã"

Hoje é..

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Reflexão acerca do Antes e Depois da Educação e Equipe de Saúde

Antes eu estava deveras preocupada, mas agora estou demasiadamente triste e desanimada com o rumo que as profissões e profissionais da SAÚDE E EDUCAÇÃO estão tomando. Eu sou do tempo que o aluno respeitava o, até então, honorável MESTRE, fosse por respeito ou por medo, mas respeitava. E que quando não conseguia aprender os conteúdos em sala de aula e acompanhar os demais colegas, os pais procuravam  PROFESSORES particulares que destinavam total atenção única e exclusiva para a criança e abordava os assuntos de maior dificuldade, alguns por “medo” ou “vergonha” do filho se tornar um REPETENTE, mas até que funcionava.
Quando as crianças apresentavam trocas de fonemas passada determinada idade, ou apresentavam dificuldades para mastigar, engolir,  falar ou “babavam” em excesso os pais as levavam na FONO e a “coisa” funcionava bem.
Quando se machucavam e ficavam muito tempo de gesso, ou apresentavam dores ocasionadas pelo crescimento ou for movimentos repetitivos faziam fisioterapia e a “coisa” também funcionava bem.
Existia diálogo, regras e tudo mais dentro de casa e na escola, dificilmente as crianças precisavam recorrer aos serviços de psicologia infantil.
Terapia Ocupacional mesmo praticamente ninguém conhecia, somente os casos mais graves em que tinham que recorrer a dispositivos de auxílio, adaptações, treinos para aprender ou reaprender as atividades de vida diária bem como o escritor Marcelo Paiva retrata no livro Feliz Ano Velho. Ele teve que reaprender a escovar os próprios dentes, com auxílio da terapeuta ocupacional e de elásticos na escova de dente, após um mergulho mal sucedido com resultado de fratura na coluna, os Terapeutas Ocupacionais atuavam mais em grandes Centros de Reabilitação e Hospitais Psiquiátricos.
Bom, e hoje?
Hoje vejo PROFESSORES diagnosticando alunos inquietos ou quietos demais com TDAH, Dislexia e Autismo e encaminhando para PSICÓLOGOS, NEUROS E PSIQUIATRAS, ou pior ainda, TENTANDO pré-julgar que o aluno tenha PROBLEMAS EMOCIONAIS porque moram com avós ou “Pais” e “Mães” diferentes, enchem o caderno da criança com “PRECISA MELHORAR”, mas nunca explicam o que é PRECISO de FATO MELHORAR, justificam que querem ajudar a criança mas não imaginam o quanto as deixa deprimida e desestimulada a ESTUDAR e APRENDER. NÃO! Garanto que a maioria das vezes a criança apresenta mudança de comportamento na escola porque lhe falta um simples ELOGIO da professora e um pouquinho mais de COMPREENSÃO e ESTÍMULO.
Vejo alunos sem respeito nenhum por si, pelos colegas e principalmente pelos professores e pais.
Hoje vejo FONOAUDIÓLOGAS realizando atendimentos particulares com valores absurdos justificando que sua TERAPIA não precisa se complementar com nenhuma outra, então ela estimula a criança a AMARRAR OS SAPATOS também, assim os pais não precisam gastar com TERAPEUTAS OCUPACIONAIS. Vejo fonoaudiólogas “melhorando” a qualidade de vida do “aluno” porque aprender ele não vai mesmo. Vejo FONO realizando atividades artesanais para TRABALHAR a ANSIEDADE do aluno, ou ainda, aplicando joguinhos de computador ou tablets para a criança ficar quietinha ou tentar realizar o exercício proposto para aí então tratar a sialorréia, ou indicar ESPESSANTES em tudo quanto é comida e paciente para evitar o engasgo, mas sem se cuidar com os malefícios que pode causar, principalmente por excesso de SÓDIO.
Vejo FISIO que por vezes não sabe o que fazer com o “aluno” porque ele já faz de tudo, corre, pula, sobe e desce e então resolve dar DESENHO para pintar, porque trabalha a COORDENAÇÃO MOTORA FINA, vejo TERAPEUTA OCUPACIONAL ganhar a conta por reivindicar seu direito quanto profissional e explicar que determinando treinos de AVDs é de exclusividade do TERAPEUTA OCUPACIONAL.
Vejo lugares onde PEDAGOGOS, fazem o TRABALHO do TERAPEUTA OCUPACIONAL. CAPS deixam de contratar TO’S porque já possuem uma COSTUREIRA no local e por aí vai.
Quando resolvi fazer faculdade de TERAPIA OCUPACIONAL, no Manual do Estudando do ano de 1999 dizia que essa era a profissão do FUTURO, mas não escolhi fazer por isso não, e os motivos não cabem neste desabafo, mas ESTAVAM COM PLE TA MEN TE e RE DON DA MEN TE enganados.
Mas, isso é só a pontinha do ICEBERG, podem culpar PT, PSDB, o Prefeito, o PAPA, o que for, enquanto não “REAPRENDERMOS” e/ou recuperarmos o BÁSICO (com licença, por favor, obrigado, desculpa, de nada), O RESPEITO, nada vai mudar, ou melhor, vai mudar sim, PARA MUUUITO PIOR.
Enquanto a aquisição de PODER, DINHEIRO e STATUS for mais importante e o apontamento dos ERROS for sempre para o dos OUTROS, nada irá para frente!
Não sou e nem quero ser melhor do que ninguém, cansei de falar embasada nos decretos de Lei de cada profissão, o que é direito e dever de cada profissional. Não sou professora, não sou fonoaudióloga, não sou fisioterapeuta, não sou psicóloga, mas estudei anos e anos na FACULDADE para me tornar TERAPEUTA OCUPACIONAL e tenho muito orgulho de mim por ter conseguido e por ter abdicado de muita coisa para me tornar quem sou hoje e estar onde estou, procuro me aperfeiçoar e atualizar o máximo possível para poder dar um melhor atendimento aos que, quando necessário, passam por mim.
Temos tudo para fazermos um excelente trabalho, cada um contribuindo com seus conhecimentos teórico-prático, podemos ir muito longe se cada um der o suporte/ritmo/passo necessário de sua área para essa caminhada difícil, mas se dois ou três de nós dermos um passo exatamente igual, não sairemos do lugar, estagnaremos esperando que cada um volte com seu “passo”, ou pior ainda, TOMBAREMOS.


Daniela Freitas Vieira